sábado, 20 de março de 2010
A Árvore e a Bola Dourada
Esta meditação foi-me ensinada durante as primeiras sessões de Reiki.
É essencialmente um exercício de abstração do real e de visualização e serve também de limpeza energética. Pode ser feita ao som de uma música tranquila, mas também em silêncio.
* Imaginem-se a caminhar por um sítio bonito (de preferência em contacto com a Natureza, pode ser um campo, uma praia, uma montanha, um vale..). De olhos fechados e focados na vossa respiração, que deve ser tranquila, caminham nesse local, sentindo intensamente todos os estímulos que a Natureza vos oferece (temperatura, cheiros, sons de pássaros, do mar ou do vento a passar...). Começam a abstrair-se de todos os problemas e aborrecimentos do dia-a-dia...descontraiem-se apenas no momento que estão a experienciar. Caminham...
Ao longe avistam uma grande árvore e, tranquilamente, continuam a caminhar até chegarem a ela. O vosso corpo caminha de forma fluída...
Perto da Árvore, calmamente, sentam-se apoiados no seu tronco, por baixo da copa frondosa.
Imaginem então uma bola dourada (que pode ser também de uma outra cor, à vossa escolha) que plana por cima de vocês, como uma nuvem.
De olhos fechados e em posição de descanso, começam a inspirar profundamente e nessa inspiração imaginam uma Luz de Energia Dourada a entrar para dentro do vosso corpo, percorrendo-o. Na expiração, imaginem que todos os vossos medos, bloqueios, inseguranças e problemas saiem de dentro de vocês e vão sendo acumulados nessa bola dourada que plana sobre a vossa cabeça. Repitam ao vosso ritmo e quantas vezes acharem necessário, o objectivo é limpar cargas negativas e renovar com nova Energia, Limpa e Pura, Energia Universal.
Inspirem...expirem...inspirem...expirem...e sintam cada respiração profundamente. Imaginem, visualizem a troca de Energia que está a acontecer efectivamente em vocês, no vosso corpo.
Quando acharem suficiente, contem até 3. Nesse momento, a bola dourada explodirá quebrando-se em 1001..partículas que tocam no chão e que a Terra absorve. *
sexta-feira, 19 de março de 2010
Qi
segunda-feira, 15 de março de 2010
A ilusão de querer entender
"Não se perde por esperar, não se perde por não entender." Clarice Lispector
Shiu. O silêncio que nos fala baixinho e que vem do Coração, é quase sempre mais esclarecedor do que as perguntas que fazemos ao que está à nossa volta. Por vezes perdemo-nos na tentativa de procurar todas as respostas, e muitas vezes procuramo-las de forma errante, sempre tropeçando nas teias dos nossos pensamentos. Deixamos de estar centrados, esquecemos o nosso Eixo, o centro do nosso Ser. Esquecemos que as respostas da Vida vêem e vão consoante as situações que surgem..como o Mar que puxa e empurra as suas ondas, consoante a força e a direcção do vento. O Mar não pensa como nós, apenas sente e se deixa ir... O entender/ não entender são uma ilusão. O não entender é um estado temporário, tal como o entender também o é. Querer perceber tudo não nos leva a conclusão certa e sabida, porque a Vida se encarrega de nos dar as respostas que precisamos, na altura que mais precisamos delas. Muitas vezes troca-nos as voltas.. e que bom que é!
Quando procuramos entender muito uma coisa, ela tem tendência para se afastar, porque aquilo que projectamos nessa busca já é fruto da nossa mente. Quanto mais ansiedade depositamos nessa busca, mais a Energia se esvai em pensamentos e como tal, deixa de ser canalizada de forma positiva.
Portanto, sonhem muito e não se preocupem com o resultado. Vão caminhando apenas, contemplando e tirando partido da beleza do Aqui e Agora. No caminho, não tentem encontrar respostas para tudo, o Universo acabará por partilhá-las convosco.
Por mim, serei apenas livre. Livre de teias dos pensamentos, de padrões, livre até da palavra liberdade. O que desejo ainda não o consigo explicar, mas fica algures entre o Coração e a Alma, e expressa-se com fios tecidos todos os dias, no tear da Vida.
Assinar:
Postagens (Atom)
Cres - SER
- ALIA- Associação Luso-Indiana de Ayurveda
- Associação Europeia de Terapias Orientais
- Atmananda - Meditação no Coração
- Brahma Kumaris- Academia para um Mundo Melhor
- Centro Budista Deuachen
- Centro Cho Ku Rei
- Centro de Hatha Yoga
- Chakracentra - Yoga no Bairro Alto
- Devagar - Medicina Chinesa
- Escola Superior de Medicina Oriental e Terapias
- Espaço Raíz
- Estudos Avançados de Naturologia
- Hidden Mysteries
- Injoy
- Instituto Macrobiótico de Portugal
- Os Tibetanos - Escola de Budismo Tibetano
- Paz Pazes
- Saberes da Terra
- Sociedade Portuguesa de Naturalogia
- União Budista Portuguesa
Ambiente | Permacultura | Agricultura Biológica
Quintas do Ser
Activismo
Comidinha Boa
Eco Design | Reciclagem
Filmes e Vídeos
Blogs
Livros
- Lista de Livros
- A Astrologia nos 12 poemas de "Mar Português"
- Italo Calvino - As Cidades Invisíveis
- Osho - Meditação: a Arte do Êxtase
- Osho - Amor, Liberdade e Soldão
- Eckhart Tolle - O Poder do Agora
News (tv off)
Seguidores
Seed Spreaders
Marcadores
- Activismo (6)
- Agenda (3)
- Ambiente (3)
- Arquitectura / Ambientes Orgânicos (3)
- Artes e Cultura (6)
- Budismo (1)
- Comércio Justo (1)
- Design Consciente (3)
- Eco Village - Quintas do Ser (1)
- Festivais do Ser (1)
- Filmes (2)
- Filosofia Espiritual (6)
- Ideias Positivas (2)
- Jiddu Krishnamurti (2)
- Música (4)
- Osho (3)
- Palavras - Mensagens (10)
- Permacultura (5)
- Robert Happé (1)
- Saúde na Alimentação (5)
- Sustentabilidade (3)
- voluntariado (4)
- Xamanismo (2)
- Yoga (2)