sexta-feira, 3 de julho de 2009

The Dhaka Project - Trabalho Humanitário






"Maria do Céu da Conceição é uma portuguesa de 29 anos, hospedeira da Emirates, uma companhia aérea do Dubai.
Numa das suas viagens, acabou por contactar com o Bangladesh e com a sua terrível pobreza. Nesse mesmo dia sentiu que podia ajudar e fundou, meses depois, o "Dhaka Project", uma invulgar obra de solidariedade que presta auxílio humanitário a mais de 600 crianças e respectivas famílias.
Em menos de dois anos, e sem qualquer apoio institucional ou governamental, Maria lidera uma das 200 mil ONGs que funcionam no Bangladesh. Com o seu ordenado como hospedeira consegue pagar a 53 funcionários. Tudo o resto é feito com muita persistência, intuição e capacidade de mobilizar os outros para este projecto que de caridade.
É também graças à sua profissão, que a permite conhecer muita gente e viajar pelo mundo inteiro, como ao facto de morar no Dubai que, Maria, consegue angariar donativos suficientes para financiar o "Dhaka Project". Através dele centenas de crianças são alimentadas, vacinadas e vão à escola. Por sua vez, os pais recebem cursos de formação profissional que lhes possibilita, mais tarde, procurarem um emprego. Enfrenta resistências diárias para conseguir desenvolver esta obra de caridade num país maioritariamente muçulmano e onde o papel da mulher continua a ser sobrevalorizado. Repartida entre a opulenta e luxuosa cidade do Dubai e a necessitada cidade de Daca, Maria do Céu construiu um pequeno oásis num dos países mais pobres do mundo."


Como poderão ver no site, a maioria de nós pode fazer trabalho de voluntariado para este projecto.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

EcoAldeia Tamera


SETE TESES PARA UM NOVO MUNDO

"O instituto para o trabalho global pela paz em Tamera, Portugal, há muitos anos que se ocupa com a questão de um futuro sem guerra. Deste trabalho resultou o “projecto das aldeias pela paz mundial”. Um dos objectivos deste projecto é a criação de um CAMPUS GLOBAL com bases em vários países. Alcançamos agora um público mais vasto, de modo a formar um círculo de pessoas a nível mundial que esteja disposto a participar na criação de um campus global e de apoiar o projecto das aldeias pela paz mundial. O nosso trabalho orienta-se por questões ecológicas e tecnologias de energia futuras, pela investigação de estruturas e circuitos biónicos, pelas novas formas de cooperação com os seres e as forças da natureza – e em particular pela criação de novas estruturas para o amor, a confiança e a comunidade. Para tal, as seguintes sete teses:

1. A época materialista erigiu uma resistência impressionante contra as forças espirituais da natureza, do amor, da religião e contra todo o tipo de influências transcendentes. O desenvolvimento histórico foi dirigido por um jovem potente que quis mostrar o seu poder. Mas o tempo da puberdade acabou. As forças negligenciadas têm de ser integradas numa consciência mundial mais abrangente.

2. Por trás das pretensas “guerras religiosas” da actualidade encontram-se, a par dos interesses na distribuição de matérias primas e das respectivas encenações de poderes imperialistas, diferentes métodos da sociedade masculina na luta contra as suas próprias fontes femininas, contra a verdade da sexualidade, contra a natureza dos nossos corpos e contra a natureza das mulheres. O fim das “guerras religiosas” exige a dissolução das formas patriarcais de governo e a reconexão entre a sociedade humana com as origens físicas e femininas da vida.

3. A dissolução do corpo de dor colectiva, resultante das atrocidades de uma história com cinco mil anos, está no centro do trabalho de cura global. Um conflito profundo e um trauma colectivo na área do amor entre os sexos estão na origem das doenças do nosso tempo. Uma cultura livre de violência nasce de uma nova comunicação e do amor entre os sexos. O reconhecimento incondicional das forças sexuais e a sua libertação de todas as formas de mentira e humilhação faz parte dessa cultura.

4. Para uma cessação definitiva da luta entre sexos e para a cura do amor precisamos de sociedades funcionais, nas quais possam crescer uma forma elementar da verdade, a confiança e a ética social. “Estufas de confiança.” A criação de tais comunidades é, a par das viagens espaciais, a aventura significativa da actualidade. É aqui que acontece a verdadeira revolução da nossa imaginação e dos nossos hábitos, das nossas prioridades e dos nossos objectivos da vida.

5. Para que essa revolução humana possa ter êxito, ela tem de se ligar a uma “prática de vida espiritual”, ou seja, a uma abertura crescente da nossa consciência para as forças cósmicas/divinas superiores de toda a vida. Trata-se da reconexão com o uno de todos os seres, do qual resulta a nova consciência para um futuro sem guerra. Necessita em particular de um redescobrimento da natureza e de uma cooperação amistosa com todos os seres à nossa volta.

6. Estamos a viver à beira de uma catástrofe global. Os cinco pontos mencionados não são avisos morais, mas sim condições da nossa existência futura. Têm de ser desenvolvidos e experimentados de modo exemplar em locais escolhidos da Terra, antes de poderem entrar na consciência colectiva. Por essa razão trata-se de uma tarefa de prioridade máxima criar centros de futuro reais (aldeias de paz, biótopos de cura), nos quais os conhecimentos humanos, históricos, tecnológicos e espirituais do nosso tempo sejam interligados ao mais alto nível.

7. Neste contexto foi fundado há 12 anos o centro de investigação pela paz Tamera em Portugal (com 150 colaboradores). Os projectos e redes de trabalho que neste momento estão empenhados nessa direcção, são ainda muito recentes e muitas vezes sujeitos a uma forte resistência e difamação. Por essa razão precisam imprescindivelmente de apoio económico, político e de divulgação. Quem quiser salvar a vida de inúmeros seres, pessoas, crianças, animais, na actual luta de poderes, que participe na criação de uma nova Terra.

Por um futuro sem guerra. Pela salvação da Terra e de toda a sua criação/todas as suas criaturas."

Dieter Duhm
Tamera, 7.5.2007


Design Atento







Sinergia

No sentido mais "corrente", e para quem ainda não sabe, é um festival que está prestes a começar, num sítio mágico do nosso honrado Portugal, daqueles que vale mesmo a pena conhecer, sobretudo se for numa festa com Tudo aquilo que nos faz Ser. Em harmonia, a dançar e a sentir. Galhofas muitas, como diz alguém que conheço. Full Moon..:) passem lá :)
Sinergia & Natura de São Gião http://www.sinergia-summercamp.org/2009/
Aos amigos que não podem estar fisicamente, serão sempre Presença constante :) teja*

PLUR
Peace Love Unity Respect



Sinergia 07, São Gião


Entretanto, fui espreitar e achei deveras curiosa a definição de "Sinergia":

"(...)deriva do grego synergía, cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho. É definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.

Diz-se que o todo supera a soma das partes, ou que, a soma das parte é mais que o todo.

Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma acção coordenada, ou seja a somatória de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. Conceitualmente em sociedade humanas, há uma gama de definições visando qualificar a(s) ação coletiva: cooperação, capital social e até mutualismo.

Genericamente define-se como o efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido."

<"The Synergy of the Commons: Learning and Collective Action in One Case Study Community "> Duke Univer. 2007

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinergia

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Feira da Terra - Seixal

"Nos dias 7 e 8 de Junho, a Quinta da Fidalga recebe a Feira da Terra - Encontro Local para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa de sensibilização ambiental que promove modos de vida saudáveis e sustentáveis. A Feira dá a conhecer alternativas amigas do ambiente para todos os sectores de actividade e consumo, expondo diversos produtos e serviços, acompanhados pela explicação das suas vantagens para o consumidor e para o meio ambiente. Os dois dias da iniciativa são preenchidos por um programa de actividades diversas, como workshops, palestras, música, visitas guiadas ou ioga, abertas à participação de todos. A entrada é gratuita.

A Feira da Terra é um projecto de cidadania, idealizado por duas munícipes do concelho, Patrícia Cairrão e Rute Sousa, e pretende pôr em prática a máxima Pensar Globalmente, Agir Localmente, contando para isso com a participação activa e voluntária de munícipes, empresas e outras entidades.

A arte associa-se à mensagem e a população assume um papel de destaque. Associações culturais, animadores, grupos juvenis e bandas musicais dão o seu contributo, dinamizando o espaço e animando as actividades da Feira.

Durante o fim-de-semana, os jardins da Quinta da Fidalga vão estar organizados em espaços dedicados à alimentação, energia, higiene e saúde, vestuário, terapias de desenvolvimento humano, artesanato e lazer.

Espaço Energia
Mostra de Energias Renováveis e Alternativas

Espaço das empresas do concelho que comercializam exclusivamente sistemas de Energias Renováveis e que divulgam aos visitantes os seus benefícios para o Homem e para o Planeta. Opções de reutilização de resíduos e de sua transformação em potencial energia.

- Exposição de veículo híbrido
- Apresentação de empresas de energias renováveis e equipamentos - Vensol e Geptel
- Demonstração de laboratório de produção de Biodiesel – Biosarg
- Exposição de bicicletas – Veloprof - Jogos com prémios e sorteio de equipamentos de ciclismo

Espaço Ambiente e Saúde
Demonstrações de Terapias Naturais

A saúde de um ponto de vista natural e relacionada com a saúde do planeta, uma abordagem holística da Saúde.

- Saúde Integral – Terapias complementares, macrobiótica, acupunctura, ortomolecular/medicina celular – Naturologia
- Demonstração de diversas técnicas de massagem (Shiatsu, Tui Na e Relaxamento, Reflexologia/pés) - Green Life
- Comercialização de discografia relacionada com o tema e massagem com Taças Tibetanas – Ritmo Cardíaco

Espaço Consumo Sustentável
Comercialização de produtos naturais e biológicos, artesanato e de comércio justo.

Artesãos do concelho criam e comercializam as suas criações artísticas com base no reaproveitamento de materiais, partilham as suas técnicas e estimulam a criatividade dos presentes.

- Opções de consumo sustentáveis.
- Artesanato com materiais naturais ou reutilizados – Mannus Art, Madalena Belchior, Rute Flor, Montiska, Pukaka, Atelier Botsuak
- Vestuário de materiais naturais ou reutilizados – Annette
- Produtos naturais e biológicos- Ecomeios
- Produtos de comércio justo – Mó de Vida
- Mercado de produtos biólogicos – Projecto 270
- Produtos ecológicos para bebes, alternativas às fraldas descartáveis – EcoBebés

Espaço Partilha
Partilha de ideias, saberes, tradições e objectos usados.

Receber e divulgar os contributos e mensagens dos munícipes. Venda e troca de objectos usados. Ateliês diversos.

- Painéis criativos – participe e deixe a sua mensagem para um concelho mais sustentável
- Demonstração e ateliês de cerâmica – Ana Maria e Joaquina Maia
- Banca para partilha de ideias, saberes e tradições dinamizada por cidadãos do concelho
- Ateliês de bonecas e brinquedos antigos – AURPIS
- Jogos tradicionais – Carina Mendes e Vânia Carvalho
- Bancas para troca de livros e CD´s
- Actividades de reutilização de materiais para crianças – Ilda Fernandes
- Associação didgeridoo

Feira da Ladra
Associação Interrogações

Espaço Infantil
Jogos e brincadeiras para os visitantes mais novos da Feira da Terra

- Jogo “O que podes fazer pelo Planeta Terra” – Associação Acrescer
- Histórias Recontadas – Nelson Camões
- Pinturas Faciais – Raquel Botelho e Ana Guerra

Espaço Sabores
Refeições vegetarianas, macrobióticas e tradicionais. Alimentação saudável, biológica e saborosa!

Prazeres da Boca - macrobiótico; Quinta da Valenciana – tradicional; Essência do Chá – snacks vegetarianos e chás biológicos; Vitaminas – bebidas naturais

Espaço Projectos e Exposições
Projectos do Município e de organizações de Ambiente com vista ao Desenvolvimento Sustentável.

- Ateliers de Reutilização (decalque de folhas secas, porta lápis, carteiras, cartaz colectivo) – Centro Municipal de Educação Ambiental (15,16,17 e 18 horas)
- Exposição sobre energias e mostra de projectos – AMESEIXAL
- Exposição - AMARSUL
- Espaço Crianças – SIMARSUL
- Exposição - Grupo Flamingo
- Exposição - Quercus
- Campanha de Adopção de Animais – Canil e Gatil Municipal - Assoc. Voluntários do Canil Municipal do Seixal

Por todo o recinto
Artistas e animadores dão o seu contributo usando a arte como veículo de consciencialização para o desenvolvimento sustentável.

- Participação de diversos artistas
- Animação de rua
- Exposições temáticas
- Cartazes informativos

consultar programa aqui http://www.cm-seixal.pt/NR/exeres/7B065AE9-7AE9-4ED9-9A5E-F28836B03859,frameless.htm?NRMODE=Published

mais informações emhttp://www.amids.org/

Aventuras de João sem Medo



terça-feira, 30 de junho de 2009

The Venus Project

Beyond politics, poverty and war


Curso Prático de Construção em Terra


mais informações em:
http://www.comterra.pt/

http://www.comterra.blogspot.com/

Comércio Justo



"Comércio Justo é definido pela News!(Rede Europeia de Lojas de Comércio Justo) como:

«uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, para aumentar o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado.

O Comércio Justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização»."

fonte: http://coresdoglobo.org/

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Javier Senosiain



Javier Senosian, arquitecto, México
http://www.arquitecturaorganica.com

Laurie Owen



Laurie Owen, designer, África do Sul


SorRiSO

Por vezes as coisas mais simples são as mais compensadoras...
Uma brincadeira... um sorriso...
Espalhem coisas boas... espalhem sorrisos!

Partido pelos Animais- recolha de assinaturas


Está iminente a criação do Partido pelos Animais.
Contando já com o apoio de ilustres personalidades internacionais como Dalai Lama e Maneka Ghandi, e também com algumas personalidades a nível nacional, é urgente recolher 7.500 assinaturas de cidadãos eleitores portugueses para que este partido possa ser fundado.
Contamos com o vosso apoio, neste acto de cidadania, que pretende dar voz aos que não têm voz.
Eu vou já hoje imprimir umas folhas e recolher assinaturas na rua, junto dos vizinhos, amigos e família.

Para mais informações consultem o site oficial www.partidopelosanimais.com
É aqui que poderão imprimir algumas folhas e recolherem vocês próprios as assinaturas.

Força!

Não há Crise no Humor

A XI edição do Porto Cartoon World Festival contou com a participação de 500 humoristas de 70 países, com cerca de 2000 desenhos.
O vencedor da edição de 2009 é Mihai Ignat, o segundo prémio foi para o português Augusto Cid e o terceiro a atribuído a Zygmunt Zaradkiewicz, da Polónia.
O júri internacional, decidiu ainda atribuir 11 menções honrosas a artistas de dez países: Austrália, Bulgária, Coreia do Sul, França, Irão, Itália (2), Polónia, Rússia, Turquia e Ucrânia.
O festival é considerado pela Federation of Cartoonists Organizations (FECO), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.
Os trabalhos estão expostos no Museu Nacional da Imprensa, no Porto.

Música

Music makes my world infinity better.
Amiga de tantos momentos, companheira de felicidades e angústias.
Porque ambos os momentos fazem parte desta vida e da outra.
Música é Som, Arte, Sentimento, Cor, Magia, Acção e Interacção, Viagem, Sonho, Psicologia, Crença, música é Vida e Amor! :)
Amo as suas vibrações, aquilo que me transmite...
Faz-me rir e chorar, mas é sempre tão bom!!! Prazer orgásmico, intenso e vivido...
Por vezes, deambulo pelas ruas com música nos ouvidos (com ela nunca me sinto só!), esqueço de que sítio sou, imagino-me noutras paragens, olho as pessoas e não me importo se ninguém me conhece...Invento histórias mentais, quebradas pelo som duro da realidade, que por vezes parece ser o único som que não consigo entender...
Mas se a música me transporta para outras realidades, também me lembra que, apesar de tudo, é a este mundo que pertenço... Através de lembranças associadas a sons, recordo então que a minha existência na música se reflecte nas relações que mantenho. Pessoas que me mostram sons desconhecidos, mágicos e lindos, que me fazem gostar tanto de viver, que me ajudam a uma existência mais feliz e sonhadora...Pessoas a quem mostro pautas que conheço, e que ajudo fazendo-as sorrir...por contemplarem tão belo momento. Música também é Troca!
Numa vida e num tempo recheados de tanta informação e controvérsia, a música é um descanso para a Alma que nos faz evadir e sonhar, sem complexidade e tão intensamente...
Uma linguagem alternativa às palavras, por vezes tão vazias de significado. Na música, as palavras são sempre harmónicas, fazem todo o sentido, são pensadas para que se encaixem numa fusão de sentimentos e ideais...
Música...é tão simples apreciá-la...

"Quem ouve música, sente a sua solidão de repente povoada"
Robert Browning

"A música começa onde acaba a fala"
Ernst Hoffman

"Toda a música que não pinta nada é apenas um ruído"
Jean D´Alembert

Pontos de Venda de Produtos Biológicos

Lisboa:

Ambiência
Morada: Rua D. Pedro V, nº 3 (junto ao miradouro S. Pedro de Alcântara).
Localidade: Lisboa
Telefone: 933 031 962
E-mail: ambiencia@netcabo.pt
Certificado: Não
Observações: Produtos de Agricultura Biológica. Cabazes de produtos "bio" entregues ao domicílio. Artesanato, brinquedos tradicionais, Arte, Têxteis Bio, Kits de Educação Ambiental: - Reciclagem,- Minhocompostagem,- Jardinagem Bio,- Fauna e Flora

Anjos Natura - Produtos frescos e transformados
Morada: Estação Metro Anjos - Átrio Norte
Localidade: 1150-012 Lisboa
Telefone: 218 145 139 / 938 145 139
Certificado: Não
Observações: Seg.-Sex.: 10-20h Sábado: 10-14h.

BIOCOOP
Morada: Rua Salgueiro Maia, 14 - Figo Maduro (Frente ao Aeroporto Militar)- 1700 Lisboa
Localidade: Lisboa
Telefone: 219 410 479
Fax: 219 428 141
E-mail: biocoop@clix.pt
Website: www.biocoop.coop
Certificado: Sim, Sativa
Observações: Ter.-Sex.: das 11h às 20h; sábados das 8h às 14h

Brio
Morada: Rua Azedo Gneco, n.º 30-A, Campo de Ourique
Localidade: Lisboa
Telefone: 213 866 406
Fax: 213 866 406
E-mail: brio@brio.pt
Website: www.brio.pt
Certificado: Sim, Socert
Observações: Horário de abertura: Segunda a Sábado das 9h às 20h. Fazem-se entregas ao domicílio todos dias de Segunda a Sábado.

Celeiro Dieta, Dietimport, SA
Morada: Rua 1º de Dezembro, 65 - Lisboa
Localidade: Lisboa
E-mail: celeiro-dieta@celeiro-dieta.pt
Website: www.celeiro-dieta.pt
Certificado: Não

Cognoscitiva - Loja de produtos naturais
Morada: R. do Diário de Notícias, n.º1 - Bairro Alto
Localidade: 1200 Lisboa
Telefone: 965 124 867
E-mail: cognoscitiva@gmail.pt
Certificado: Não
Observações: Distribuem ao domicílio, a escolas e creches.

Corte Fino
Morada: Rua Frei Amador Arrais (Lisboa) e Rua Prof. Mário Chicó (Lisboa)
Localidade: Lisboa
Telefone: 212 349 130
Fax: 212 349 138
E-mail: info@pastoreal.pt
Website: www.pastoreal.pt
Certificado: Sim, Sativa
Observações: Encomenda online ou venda nas lojas.

Eco Zen
Morada: Calçada Eng. Miguel Pais, n.º 18
Localidade: 1200-214 Lisboa
Telefone: 962 927 010 / 919 181 518
E-mail: loja.ecozen@gmail.com
Website: www.lojaecozen.blogspot.com
Certificado: Não
Observações: Mercearia de produtos biológicos. Produtos tradicionais de várias regiões portuguesas.

ECOBIO - Loja Biológica
Morada: Rua do Machadinho, 34 A/B, 1200-707 Lisboa
Localidade: Lisboa
Telefone: 213 904 245
Fax: 213 951 129
E-mail: ecobio@sapo.pt
Website: www.ecobio.pt
Certificado: Sim, Certiplanet
Observações: Loja com distribuição ao domícílio e take-away.

EcoPrazeres Ecológicos - Comida vegetariana / macrobiótica
Morada: R. Eng.º Vieira da Silva, Mercado 31 de Janeiro - Loja 24
Localidade: 1050 Lisboa
Telefone: 213 140 452
Fax: 213 140 452
E-mail: prazeres.ecologicos@clix.pt
Certificado: Sim, Sativa

Espiral
Morada: Praceta Ilha do Faial, 14 A/B e 13C - Lisboa
Localidade: Lisboa
Telefone: 213 553 993
Fax: 213 553 999 213 553 999
E-mail: info@espiral.pt
Website: www.espiral.pt
Certificado: Sim, Sativa

Jardim Verde Odivelas
Morada: C. C. Odivelas Parque, Lj. 1.140 B
Localidade: 2675-626 Odivelas
Telefone: 219 317 217
Website: www.jardimverde.pt
Certificado: Não
Observações: Horário: 10.00 h às 23.00 h

Mercearia Biológica "Pedaços da Terra"
Morada: R. Henrique Marques, 1 F
Localidade: 2665-233 Malveira
Telefone: 219 666 528 / 919 244 546
Fax: 219 666 528
E-mail: encomendas@pedacosdaterra.com
Website: www.pedacosdaterra.com
Certificado: Sim, Certiplanet
Observações: Seg., Qua. e Qui.: 15-19h Ter. e Sex: 10-13 e 15-19h Sábados: 10-13h

Miosótis
Morada: Av. Óscar Monteiro Torres nº15-B - Lisboa
Localidade: Lisboa - Perto do Campo Pequeno
Telefone: 217 959 357 / Tm. 934 300 665
E-mail: biomiosotis@gmail.com
Certificado: Sim, Sativa
Observações: Horário de abertura: de 2ª a 6ª das 10 às 20h e aos sábados das 9 às 17h.

Mundo Biológico
Morada: Mercado Campo de Ourique - Rua Francisco Metrass (junto à Igreja de Santo Condestável)
Localidade: Lisboa
Telefone: 915 195 448 / 9
E-mail: info@mundobiologico.pt
Website: www.mundobiologico.pt
Certificado: Sim, Certiplanet
Observações: - Faça as suas compras da semana De 2ª a Sábado das 9h às 20h (Parque de estacionamento Santo Condestável)

Serra Verde, Produtos Biológicos e Alimentares, Lda.
Morada: R. Prof. Fernando Fonseca, 23 B
Localidade: Lisboa (Telheiras)
Telefone: 217 561 021
Fax: 217 561 021
E-mail: serra.verde@iol.pt
Certificado: Sim, Certiplanet
Observações: Seg. a Sex.: 10.30-20h (não fecha para almoço. Sábado: 9-14h. Domingos e feriados: encerrado

Terra a Terra
Morada: Av. Madrid, 21 C - Lisboa
Localidade: 1000-194 Lisboa
Telefone: 218 470 344
Fax: 218 483 289
E-mail: terra.a.terra@clix.pt
Website: www.terraaterra.net
Certificado: Não
Observações: Seg. a Sexta: 10.30-14.30 e 16-19h Sábados: 10-14h

mais locais e informações em: http://www.agrobio.pt/index.php

Permacultura- Definição


"Aquele que sabe o que é o suficiente, terá sempre o suficiente."
Lao-Tze


"Permacultura da palavra original Permaculture© - Permanent Agriculture (culture) é um sistema de planificação e criação de habitats humanos em harmonia com a Natureza.

O conceito foi desenvolvido à 30 anos por Bill Mollison, um fervoroso ecologista Australiano e David Holmgren, estes sistemas surgem como resposta alternativa às agressões do homem ao meio ambiente e consequentemente a si mesmo. Não são métodos novos nem se "reinventa a roda", mas sim um retorno a práticas ancestrais de observação, respeito e trabalho em colaboração com a Natureza como um todo.

É uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos cujos padrões se assemelham ou imitam a Natureza.

A Permacultura não é um sistema especializado e único numa determinada actividade mas sim um método de integração global de vários componentes da actividade humana, tais como agricultura, piscicultura, silvicultura (...), arquitectura, engenharia, paisagismo, ambiente, economia, sociologia, cultura, etc..

Os entusiastas de Permacultura por todo o mundo exprimem em grande parte as suas análises, planos e criações no campo através da agricultura, horticultura e floresta, mas existem também excelentes exemplos dos mesmos princípios aplicados à cidade, ou a qualquer actividade humana mesmo que não tenha relação directa com a Natureza. Por exemplo um escritório ou uma loja pode ser estruturado e organizado segundo os princípios da Permacultura. Nestes casos a associação com o Feng Shui é muito benéfica pois para além da funcionalidade e eficácia dos métodos de Permacultura a análise energética do Feng Shui complementa o plano de modo a surtir um ambiente aprazível, equilibrado e eficaz. Estas abordagens apesar de aparentemente parecerem algo técnicas ou esotéricas tem um impacto na Natureza."

fonte: http://www.nelsonavelar.com/permacultura/permacultura_def.htm

domingo, 28 de junho de 2009

o início


A ideia de criar este blog surgiu um pouco de repente, o que não significa que não tenha pernas para andar, ou asas para voar.
Gostava que fosse um trabalho de criação entre várias pessoas que se preocupam com "o estado das coisas" e que acreditam que, de alguma forma, podem contribuir para A Mudança Positiva. Começará entre amigos, mas poderá até contar com a participação de associações, ong´s, grupos mais ou menos fortes que se identifiquem com esta ideia.
Os temas estão lançados e eles são muitos. Mais do que a quantidade, funcionarão como circuitos que levarão a outros, porque aqui e na Vida, o céu é o limite.

Serve também esta pequena introdução para o dar a conhecer a quem eventualmente se queira juntar de uma forma activa a ele, ou simplesmente a quem o queira acompanhar e comentar, ou dar sugestões.
Contamos convosco para a Mudança, sempre Positiva.

Livros

  • Lista de Livros
  • A Astrologia nos 12 poemas de "Mar Português"
  • Italo Calvino - As Cidades Invisíveis
  • Osho - Meditação: a Arte do Êxtase
  • Osho - Amor, Liberdade e Soldão
  • Eckhart Tolle - O Poder do Agora

Seguidores

Seed Spreaders